início sobre galeria links contacto

"(...) do movimento total do corpo ou dos seus movimentos parciais habilmente conduzidos, e já não de um choque, resulta um murmúrio contínuo, roupagem sonora da dança. Assim se envolve o corpo em música."  (André Schaeffner, Origines des instruments de musique)​

 

Rumor é um atelier que se dedica à construção, reparação e manutenção de instrumentos musicais de corda.
O trabalho de construção que praticamos parte de dois princípios, a nosso ver indissociáveis: da observação de modelos anteriores que sobreviveram até ao presente; e das exigências musicais, sonoras e corporais específicas de quem tocará. Desta forma, fazemos tanto a cópia ou reconstrução de um instrumento de época, como a construção de um instrumento dos nossos dias ou de dias por vir. Procuramos estabelecer uma coerência entre o instrumento, o seu contexto e o fim a que se propõe. Os instrumentos musicais – tal como a própria música e a arte em geral – são, acreditamos, intemporais: nunca antigos e obsoletos; nunca novos e escutados pela primeira vez.

Cada instrumento é um objecto único e feito para alguém em particular, idealizado nessa relação.
Na construção dos nossos instrumentos usamos essencialmente madeiras locais – portuguesas e europeias –, não só pelas suas qualidades estéticas e acústicas, mas também porque procuramos um fazer sustentável. 
Usamos quase exclusivamente processos manuais, recorrendo a máquinas apenas nos trabalhos mais pesados. Cada passo tem em vista cada instrumento – na sua totalidade e nas suas partes.

 

Rumor 

Pedro Ferreira – construção
Rita Roberto – decoração e fotografia